sexta-feira, 15 de julho de 2016

CAPES aprova Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio)

O Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio), que tem a Fundação Joaquim Nabuco como instituição âncora, acaba de ser aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A primeira seleção será realizada no final de 2016 e o início do curso está previsto para o primeiro semestre de 2017. O ProfSocio tem como objetivo propiciar um espaço de formação continuada para professores de Sociologia da Educação Básica, e também às pessoas que desejam atuar nesta área. 
Serão ofertadas inicialmente 175 vagas distribuídas entre as nove instituições associadas à rede. Poderão concorrer às vagas professores da rede pública da Educação Básica que ministram aulas de Sociologia e portadores de diploma de licenciatura reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). 
De acordo com o coordenador do  ProfSocio  Alexandre Zarias, o curso nasceu a partir da articulação entre a Sociedade Brasileira de  Sociologia (SBS), a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL). “O ProfSocio  passa a constituir-se no maior programa de pesquisa e ensino da Fundaj, unindo sua vocação histórica, no campo das Ciências Sociais, com o futuro da instituição que está prestes a completar 70 anos”, esclarece o pesquisador.
Além da Fundaj e UEL, o ProfSocio reúne outras sete instituições envolvidas nacionalmente com estudos e pesquisas acerca da Sociologia na Educação Básica, e comprometidas com a formação continuada de professores na área. São elas: Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual Paulista (UNESP – Campus Marília), Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e Universidade Federal do Vale do Acaraú (UVA). 

PNE – O ProfSocio visa contribuir para o atendimento da meta 16 do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê a formação de 50% dos docentes da Educação Básica em nível de pós-graduação até 2024. O curso será ofertado na modalidade semipresencial, isto é, com aulas presenciais e a distância, somando 450 horas distribuídas em três semestres.

A partir do funcionamento do curso, novas instituições poderão associar-se à rede por meio de edital de adesão. Para o segundo ano do mestrado profissional, está prevista a participação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Colégio Pedro II. 
Mais informações a respeito do ProfSocio podem ser solicitadas pelo E-mail: profsocio@fundaj.gov.br. 
Fonte: http://www.fundaj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5166:capes-aprova-mestrado-profissional-de-sociologia-em-rede-nacional-profsocio&catid=44:sala-de-impressa&Itemid=183

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog